domingo, fevereiro 08, 2009

DISQUE 100 - ARMA EFICAZ DE DENÚNCIA....

"Desde maio de 2008, o Disque-denúncia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, está atendendo pelo número 100. O novo número facilita a memorização e o acesso ao serviço, que funciona todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 08:00h às 22:00h.
De abrangência nacional e gratuito, e podendo ser acionado inclusive daqui da nossa cidade de São Pedro e Águas, ele recebe denúncias de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes e as encaminha para as autoridades competentes, preservando o anonimato do autor da ligação. Também por meio desse número o cidadão pode obter informações sobre o que é e como funciona o Conselho Tutelar.
De forma eletrônica, fornece informações sobre a competência do Conselho Tutelar e o telefone do órgão do município de origem da chamada. Além disso, há a alternativa de atendimento humano, onde um atendente esclarece dúvidas, registra denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, de tráfico de pessoas de qualquer idade e recebe informações sobre o paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos. Todos os que telefonam recebem um número de protocolo que possibilita o acompanhamento das providências adotadas.
Todas as denúncias são encaminhadas em no máximo 24 horas, e aquelas que, sob critérios do serviço, forem consideradas urgentes, são imediatamente transmitidas. Todas as notificações são feitas aos órgãos de defesa e responsabilização de competência na apuração dos fatos e, de acordo com a classificação, são comunicadas ao Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Conselhos Tutelares, Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente ou Delegacias de Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, entre outros.
Desde 2004, o projeto passou a contar com o apoio fundamental da Petrobras e do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), entidade responsável pelo suporte técnico e metodológico do serviço.
O Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Disque 100, completou em maio deste ano 1 milhão de atendimentos. A média de denúncias por dia chegava a 45, sendo que após a mudança do número, que é mais fácil, subiu para 86%, alcançando a média de 67 denúncias por dia. É mais uma ferramenta de cidadania."
DISQUE 100 - DENUNCIE, PROTEJA!
Obs: Eu já testei o número. O atendimento foi rápido e feito com cortesia.

6 comentários:

Letícia Losekann Coelho disse...

Uma informação super importante Odele! Anotadinha viu? Vou repassar!
Beijos menina bom domindo :)

Fatyly disse...

UM meio muito útil, fácil de memorizar e tomara que nunca precise de o discar!!! Julgo que deveria funcionar 24 horas...mas mais vale isso do que nada.

Um beijo e um resto de bom domingo que por cá mantem-se o frio, muito frio!

Elvira Carvalho disse...

Quem dera houvesse em todos os países um nº assim. As crianças precisam de quem as defenda.
Um abraço e uma boa semana

Ana Martins disse...

Amiga Odele,
Maravilhoso esse serviço, as crianças agradecem.
Alem de ser um número fácil de memorizar, é bom aceitar denuncias anónimas, pois acredito que possa haver quem não denuncie com o medo de represálias.

Beijinhos,
Ana Martins

peciscas disse...

Esses serviços são essenciais à protecção dos direitos das crianças e jovens.
Aqui em Portugal, desde finais de 2008 existe o serviço SOS Criança que recebe, de forma confidencial, denúncias de maus tratos e ataques à integridade da criança, seja de que tipo forem.
Quando trabalhei no ensino, lidei com casos em que foi necessário recorrer a este tipo de serviços.
É que, pelas características da sua profissão, os professores acabam por lidar com casos de abusos, sempre traumatizantes para as vítimas e que nunca podemos ignorar.

Sofá Amarelo disse...

Acho que Portugal precisa de um serviço idêntico...

Crianças, adolescentes e mulheres continuam sendo vilipendiadas em Portugal, aumenta todos os anos com a complacência das autoridades e dos... homens!!!