terça-feira, fevereiro 03, 2009

A DESCOBERTA DE PORTUGAL.

Um vídeo da TV Record onde o jornalista Mauro Tagliaferri fala com muito respeito e carinho de Portugal. Para os brasileiros que ainda não conhecem esse país irmão (eu inclusive) E para reafirmar junto aos meus amigos portugueses, o quanto lhes quero bem.



9 comentários:

Nilson Barcelli disse...

É muito bonito este seu gesto de colocar no seu blogue um vídeo referente a Portugal.
Gostei de ver e de ouvir o primeiro fado hoje... e também palavras muito elogiosas ao meu país.
Os portugueses também admiram o Brasil.
O amor é recíproco...
Beijo.

Fatyly disse...

Gostei muito da reportagem e há que fazer mais, já que nós conhecemos muito mais do Brasil, do que o Brasil conhece de Portugal.

Portugal é um país pequenino e que sabe acolher quem se refugia nele e tem locais lindissimos. Saimos de uma ditadura, temos liberdade o que muitos não têm, houve progresso em muitas áreas desde o betão a outros "ãos" mas um retrocesso pelo bem estar do seu povo. A crise actual por ser global também se instalou.
Por natureza somos guerreiros, mas há muito cinzentismo que ainda não descolou totalmente de muitos portugueses desde os tempos da ditadura salazarista! Já não falo da péssima governação que temos tido!

Um beijo e obrigado por partilhares e oxalá que um dia vejas Sintra que é uma zona lindissima:)))))

Um Poema disse...

....

Será que o Brasil começa a descobrir que há um Portugal diferente daquele que lhe foi mostrado no início do século passado?

Um abraço

Jalul disse...

Querida Odele, Portugal é isso e muito mais.Tens razão em alimentar o desejo de um dia conhecer a mãe de todos nós.
Estive em Portugal no ano em que o Saramago ganhou o Nobel de Literatura. Estava em Coimbra num encontro de professores de Literatura dos países de língua portuguesa. A notícia do prêmio chegou em meio a uma plenária e, por quase meia hora o grande escritor foi aplaudido de pé por mais de cem participantes do evento.
Queres saber, até eu, minúscula como sou, senti-me envaidecida e tomei para mim aquela premiação. À beira do Mondego chorei de emoção.
Foram 60 dias de uma relação plena de ternura com a terra que também é minha. Não fiz o turismo habitual e empacotado que nos vendem as companhias. Fui por conta e estive nos lugares que quis estar, exceto três, fato que não me conformo: não fiz o passeio no Douro, não fui ao Funchal e não deu tempo para rever meus amigos no Porto.
Olhe, amiga, alimente seu sonho e só aí, como eu, entenderás o que quer dizer o fado-balada que ouvi em Coimbra, qual seja:
Coimbra tem mais encantos na hora da despedida. Isso vale para Portugal.

Ana Martins disse...

Querida amiga,
linda homenagem aqui prestas a Portugal!

Me encantaste!!!!

Beijinhos,
Ana Martins

Letícia Losekann Coelho disse...

Adoro Portugal Odele! Ovídeo é muito bonito!
Beijos menina :)

peciscas disse...

Por qualquer motivo, não consigo ver o vídeo. O Youtube diz que já não está disponível.
No entanto, após ler o teu texto e os comentários anteriores, concluo que se trata de uma homenagem ao meu país.
Agradeço este gesto de amizade que galga os oceanos e as distâncias.

peciscas disse...

Voltei e, agora, já consegui visionar.
Deve ter sido um bug ocasional do Youtube que me impediu há pouco de aceder ao vídeo.
Trata-se de uma reportagem simpática do correspondente da TVRecord.
É claro que numa peça com pouco mais de seis minutos, não poderia caber um retrato totalemente rigoroso do país.
A quase totalidade, fala de Lisboa, do fado, ou seja, mostra o lado urbano e simbólico de Portugal, recorrendo aos ícones tradicionais. Mostra imagagens de um modernismo recente, tais como o Parque das Nações e a Ponte Vasco da Gama.
Mas há um outro país, rural e atrasado, que subsiste em muitas regiões.
No entanto, aquilo que inicialmente me parecia ser uma perspectiva demasiado cor de rosa do país, acaba por ser pontuada por declarações de compatriotas, que estão a sofrer na carne, o "reverso da medalha".
Mas, para lá destes reparos, fica o aplauso pelo facto de uma rede de televisão de um país a que sempre estaremos ligados, pelos laços da história e do coração, criar uma delegação entre nós. Será uma forma de ficarmos ainda mais próximos.
E, mais uma vez, te agradeço, Odele, as palavras bonitas que aqui dedicas aos teus "amigos portugueses", entre os quais orgulhosamente me incluo.

Rosa Silvestre disse...

Olá Odele, em Portugal há dois prémios no CRIANCICES para este blog: blog AMIGOS INFONAUTAS E PEDAGOGIA DO AFECTO.
UM ABRAÇO, RS.