Refogado de talo de agrião
O agrião é uma hortaliça muito nutritiva e saborosa e da qual aproveito tudo. Após usar as folhas em salada, corto os talos em pedacinhos e com eles faço um refogado, que depois de pronto, fica como na foto acima.Gosto de refogar os talos de agrião da maneira mais simples possível, para não perder o seu sabor original que é muito bom. Faço assim:
Coloco um pouco de óleo de cânola (ou outro de sua preferência) numa panela e adiciono meia cebola fatiada. Deixo murchar a cebola e acrescento os talos picados e vou refogando, mexendo sempre com uma colher de pau. Após secar a água que naturalemnte se forma, vou pingando água o suficiente apenas para não deixar os talos grudarem na panela. Esse processo não leva mais que cinco minutos. E está pronto um gostoso e nutritivo acompanhamento para qualquer tipo de carne.
As propriedades nutritivas do agrião, principalmente do talo, são muitas. Por exemplo: Ferro, cobre enxofre, cálcio, etc. O agrião é também fonte de vitaminas A, B1, B2 e B3.
E além de termos um gostoso complemento para nossas refeições, evitamos o desperdício, aproveitando o talo do agrião em vez de desprezá-lo.
Bom apetite!
2 comentários:
Não uso refogado em nada, porque é o maior inimigo do aumento do colesterol:) talvez por isso até agora esse desgramado não apareceu:):)
Adoro agriões, pego no molho, corto todo aos bocados, lavo muito bem e como em saladas ou na sopa porque nunca tive paciência nem tempo para tirar folha a folha, vai tudo lolll
Faço o mesmo com as nabiças, espinafres e outros e só tiro os talos da couve portuguesa:):)
Como agora estou sozinha, congelo sempre metade de tudo e assim tenho sempre legumes prontos a serem utilizados!
De qualquer forma obrigado pela dica:):)
Beijocas
Ora aqui está uma novidade para mim, que até nem sou particularmente versado e dotado em culinária.
Aqui na minha região rarmente se encontram agriões à venda. Quando eu era muito jovem, sim, como vivia numa pequena cidade do interior, era mais fácil encontrar produtos do campo, vendidos por pequenos produtores.
De qualquer modo, tenho sempre algum receio em comprar agriões, pois já tenho lido notícias que apontam para a sua contaminação por serem cultivados em poças poluídas. Será que esses alertas têm mesmo razão de ser?
Postar um comentário