Ecomizar água é uma necessidade da qual nem todo se dão conta. No entanto, bastam algumas atitudes simples, para que o reflexo aconteça não só no bolso das pessoas como no futuro do planeta. Aqui algumas preciosas dicas para economizar este precioso líquido.
1. Banho rápido
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.
2. Escovando os dentes
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.
3. Torneira fechada
Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.
4. Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.
5. Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.
6. Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!
7. Mangueira, vassoura e balde
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).
8. Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.
9. Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.
10. Pressão política
Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.
Fonte: 360graus
2 comentários:
Pela minha parte tento cumprir estes preceitos. Na sua maioria acho que até sigo. Talvez apenas falhe na questão da rega do jardim. Um destes dias até vi um reservatório de água de chuva à venda num supermercado. Mas era tão grande que não o conseguiria transportar até casa. E, depois, teria ainda de comprar uma bomba para aproveitar a água. Mas, quem sabe, um dia...
No resto, fecho a torneira sempre que posso, tomo banho de duche de 5 minutos e por aí fora.
Tenho consciência da importância da água, até porque faço parte de um Movimento em defesa de um rio que atravessa a minha região.
Mas nunca é por de mais insistir nestes apelos.
Cumpro quase tudo porque não tenho aquário, nem jardim e o carro só é lavado com a chuva. Se estiver imensamente sujo, levo um balde e limpo apenas os vidros.
Os meus já tentaram fazer o que o Peciscas (ai homem como tenho saudades tuas:)) quanto ao aproveitamento das águas da chuva, mas o custo, das caleiras direcionadas para um reservatório de água, depois toda a tralha necessária para dar seguimento à água, seria um custo imensamente elevado. Assim sendo e que ligam apenas no verão apenas, o meu genro montou um sistema de rega "gota a gota" pelo quintal todo, e em cada planta, árvore de fruto, tem um pequenino chuveirinho, dez minutos e sempre à noite e tudo fica regado.
Também faço e eles fazem na hora do banho: abrem o chuveiro para um balde (fora da banheira) até a água aquecer e aproveitam para a sanita (privada) ou para outra coisa qualquer.
Umas dicas magníficas e nunca é demais falar nelas. Obrigado
Beijocas
Postar um comentário