Faz um mês que plantei esta muda de pé de ata em um vaso na varanda de meu apto. Reparem que uma das sementes colou-se ao raminho que rompeu a terra. Estou acompanhando seu crescimento com grande interesse.
Pé de ata com uns dois anos de idade plantado na parte externa do prédio onde moro. Este pé de ata foi plantado por Mazinho, o jardineiro do prédio. Mazinho me contou que um dia veio para o trabalho comendo uma ata. Ao chegar aqui, plantou umas três sementes e sempre que vem ao prédio, ele dá atenção ao pé de ata que plantou. Tira as ervas daninhas, aduba a terra, ajeita os galhos. E estamos vendo as três sementes plantadas por Mazinho se transformando nesta viçosa arvorezinha. As frutas, acreditamos, virão mais tarde.
Ata já no ponto de ser consumida. Foto copiada do site Ceará Trade Brasil
O nome varia conforme o lugar do Brasil, mas eu conheço esta fruta como ATA. É assim que é chamada lá no Ceará, onde nasci. Gosto muito desta fruta. Tem o gosto de minha infância. No Ceará a ata é encontrada facilmente e custa pouco. Aqui em São Paulo, pode ser encontrada em feiras livres, casas de frutas e supermercados, mas custa bastante caro. Quem sabe daqui a alguns anos eu possa colher ata da mudinha que plantei.

3 comentários:
e na minha terra é conhecida como fruta-pinha e segundo me contam ainda hoje se vende muitissimo barato:)
Cá em Portugal já plantei umas sementes de umas que trouxeram de Angola, mas o danado do frio entra mesmo pela casinha que fiz em torno do vaso na varanda, porque a que tinha num outro vaso dentro de casa, essa nunca rebentou.
Que saudades minha gente:):):)
Beijocas
Continuas a fazer milagres, cultivando o teu pequeno jardim nas varandas do teu apartamento.
E o teu espírito inovador, leva-te a fazer tentativasque mostram gosto pela pesquisa e pela experimentação.
Concordo que ver nascer uma planta (que é vida, afinal), acompanhar o seu desenvolvimento, vê-la florescer e chegar a provar dos seus frutos, é algo que nunca deixa de nos extasiar.No meu pequeno jardim tenho duas árvores que vou observando diariamente.
Oxalá que essa ata possa mesmo chegar a dar frutos.
Aqui a ata é mais conhecida por anona e há à venda em supermercados, importada, pois não se dá por aqui (creio que na nossa ilha da Madeira, com clima mais quente, se produz).
Que sejas bem sucedida em mais esta plantação.
Que legal, Odele! Agora que estamos morando em uma casa, temos uma horta bem grande. Ainda não temos essa planta aqui... Achei linda!
Beijos
Postar um comentário