quarta-feira, março 31, 2010

PROFESSORES, CONSTRUTORES DE CIDADANIA.

As atrizes Gabourey Sidibe  e Paula Patton  em cena do filme "PRECIOSA"

‘ALGUMAS PESSOAS TÊM UMA COISA QUE AS FAZ BRILHAR. ACHO QUE ALGUMAS VIVIAM EM TÚNEIS, E NESSE TÚNEL A ÚNICA LUZ QUE TINHM ERA A SUA PRÓPRIA. AÍ, DEPOIS QUE ESCAPAVAM DO TÚNEL, AINDA ESTARIAM BRILHANDO POR TODO O MUNDO.”
Pensamento da personagem PRECIOSA, (Gabourey Sidibe)  do filme de mesmo nome, referindo-se à “Srta Rain” (Paula Patton ) sua professora que a ajudava a aprender a ler e a recuperar sua auto estima perdida pelos constantes maus tratos na casa dos pais.

Fiquei com vontade de ver este filme após ler este texto de Eliane Brum: "O perigo da história única." Na data em que Eliane escreveu o texto, 22 de fevereiro de 2010, "Preciosa" era concorrente ao Oscar: O filme acabou levando  vários prêmios, mas como tenho dúvidas quais exatamente, deixo aberto aqui  e ficarei agradecida a quem souber e colocar nos comentários.

"Preciosa", um filme forte que infelizmente retrata a realidade de muita gente, não só no Brasil, mas por este mundo afora. Pessoas que vêm diariamente sua dignidade sendo massacrada. Bom seria se todas as pessoas que passam por maus tratos, sejam físicos ou psicológicos, e que perderam – ou nunca tiveram - a noção do que seja cidadania, encontrassem uma “Srta Rain” pela frente e que conseguissem, mesmo não tendo recebido amor na vida, ainda assim ter amor para dar e auto estima para recomeçar. De ponto que for.
Este texto da repórter especial da revista Época, Cristiane Segatto, “Às garotas preciosas de todo lugar” fala do filme que acabei de ver, PRECIOSA, - realmente perturbador -  e faz também uma bonita análise do papel do professor em nossas vidas. No texto de Cristiane há também uma referência aos profissionais da área da saúde que no meu entender, têm também um papel muito importante na construção da auto-estima das pessoas, ao cuidar delas tratando-os com respeito, com dignidade e, sobretudo, com atenção e amor.

8 comentários:

Unknown disse...

Oi querida amiga, é das películas mais fortes, duras que vi, dói e desgraçadamente há muitas Preciosas.

:)Meus beijinhos!

Anônimo disse...

Querida Odele,
acho que você é uma destas pessoas que brilham para que nós todos possamos encontrar o caminho. Obrigada por citar meu texto.
Grande beijo
Eliane

Rosamaria disse...

Odele querida.

A Eliane disse tudo, tu és das pessoas que brilham!
Os textos que indicaste são uma realidade e fiquei louca pra assistir este filme.
Não tenho aparecido, ando meio atrapalhada.

Desejo que tenhas uma Páscoa muito feliz junto aos teus.
Bjim pra ti e pra Flavinha.

Betty Vernieri disse...

Amei esse filme, Odele!

Você ressaltou muito bem a importância da educação na vida de uma pessoa, principalmente quando se encontra um verdadeiro mestre, como é o caso da Srta. Rian.

Indicações
Filme
Roteiro Adaptado
Montagem
Diretor - Lee Daniels
Atriz - Gabourey Sidibe
Atriz Coadjuvante - Mo'Nique

Premiações
Melhor atriz coadjuvante - Mo’Nique
Melhor roteiro adaptado - Geoffrey Fletcher

beijinho

Fatyly disse...

Não vi o filme, mas Gabourey Sidibe foi nomeada, mas quem ganhou foi Sandra Bullok.

Subscrevo as tuas palavras sobre uma realidade da sociedade actual onde "um professor" (e não só) poderá marcar a diferença na vida de quem sofre levantando a sua auto-estima e partirem sem medos.

Beijos meu doce

peciscas disse...

Também não vi o filme. Mas estas referências que aqui deixas, transparecendo a tua habitual e reconhecida sensibilidade junto com as outras (com destaque para a amiga Eliane) fazem-me ter a certeza de que se trata de um filme que tenho que pôr na lista.
Até porque fui professor e sei o quanto pode ser importante na vida de muitos jovens, alguèm que, muito para lá do acto de ensinar, os pode escutar, compreender, ajudar a encontrar sentidos para a vida. Se, ao longo da minha carreira profissional, algumas vezes pude contribuir para que brilhassem luzes como aquelas de aqui falas, então posso sentir algum conforto e concluir que não foi em vão que estive quase quatro décadas nessa profissão.

Jalul disse...

Pena que só chegará nas locadoras de minha cidade lá para o segundo semestre de 2011.

Bella disse...

Oi, Odele

"Achei" seu blog hoje, num link no blog da Flavia e gostei muito.

"Preciosa" é um filme um tanto pesado exatamente por sabermos que aquilo é real e não tão incomum, mas também há beleza nele, e a perspectiva de que é possível (embora não seja fácil)reagir e mudar a história...

Um abraço :)

http://mataashta.blogspot.com/2010/06/quarto-de-despejo.html