
"A solidão é para a alma, o que o jejum é para o corpo: Fatal se for prolongada; mas necessária de vez em quando".
Esta frase é do soldado e moralista francês, Marques de Vauvenarques (1715-1747).
E Jean Paul Sartre disse:
"Se você sente tédio quando está sozinho é porque está em péssima companhia".
(*) O Nuno é um fotógrafo competente e um ser humano sensível e delicado. Nesta foto do Nuno, com paisagem e luminosidade deslumbrantes, vejo um homem caminhando só, o que me leva a pensar em solidão, mas a boa solidão, aquela que buscamos de vez em quando para ir ao nosso próprio encontro ou nos encontrarmos com nossas lembranças, e, nos confins de nós mesmos, ficarmos a sós com nossos pensamentos ou, quem sabe, a sós com quem amamos.
7 comentários:
Olá minha boa amiga Odele,
Que boa surpresa vim aqui encontrar :-) e nada melhor que falar solidão, é nesta alturas que quem está sozinho mais sente essa solidão, pois estamos na Páscoa altura das famílias se juntarem, nestes dias quem está sozinho é quem mais sente essa solidão é quem precisa mais de apoio de nós todos, porque não partilharmos um do nosso tempo com essas pessoas... infelizmente pouco se liga às pessoas mais idosas, pessoas que estão nas ruas, e bem que elas precisam de um pouco do nosso carinho...
Obrigado amiga por este teu belo post e por seres um ser maravilhoso a quem tenho a honra de chamar de amiga...
Te admiro imenso e obrigado por este momento que gostei de ver... soube bem neste dia...
Bjocas grandes em ti amiga e umas mais docinhas na tua Flavia.
Páscoa feliz dentro do possível,
Nuno de Sousa
Conheço o Nuno e a sua esposa, que além de simpáticos são belissimos fotógrafos.
Esta é a zona que vai até Cascais, e acho que é a celebérrima "Praia das bifanas" perto do Estoril.
Tens razão com as citações que fazes e o título "Ficar Só, de vez em quando, é Bom", é de facto. Mas quem está mesmo só tem que saber dar a volta e ocupar a mente, se puder sair um pouco nem que seja dar a volta ao quarteirão ou "e, nos confins de nós mesmos, ficarmos a sós com nossos pensamentos ou, quem sabe, a sós com quem amamos."
Para mim que já senti e sei a sua côr: a pior solidão é aquela que sentimos quando acompanhadas.
Clica em cima da foto e verás que esse homem não caminha nem está só...porque ocupou a sua solidão com uma cana de pesca e está a prender o isco para um peixito que sózinho poderá ser o seu jantar:):):)
Um beijo meu doce, sei o que sentes, mas acredita que do lado de cá do oceano eu estou do teu lado e da tua/nossa Flávia!
Recebe uma mão cheia de amêndoas
A foto é bem pertinho aqui de mim...é bom estarmos connosco, de vez em quando, só assim consigo escrever. Muitos beijos, Odele e para Flavia e irmão.
O coelho da Páscoa anda á solta
Por muitas casa ele vai entrar
O ovo de chocolate oferecer
A todos Feliz Páscoa desejar
Páscoa Feliz com saudações amigas
Esta é mais uma bela foto do nosso amigo Nuno.
Inspirou-te um post que me diz bastante porque, a propósito de solidão, penso o mesmo que tu.
Saber estar "apenas" consigo, é essencial à construção de uma auto-estima consistente e lúcida, que, por sua vez, é essencial à compreensão do mundo e dos outros.
Quantas vezes, mesmo quando estamos no meio de multidões ruidosas, não nos afastamos, para procurarmos a nossa identidade, para não nos deixarmos subjugar pela "tirania" do grupo?
Conheço pessoas que evitam, quase ansiosamente, estarem sós.Talvez porque tenham medo de si próprios, dos seus fantasmas,dos ecos que os incomodam.
Mas há certos aspectos da vida, que só se conseguem usufruir completamente, na intimidade do nosso próprio ser.
Por tudo isso, contra o que alguns sugerem, não considero a solidão como um estado negativo.
Negativo será, entretanto, aquele que se abstrai de tal modo do mundo e dos outros, que se transforma num ser permanentemente solitário.
Querida Odele! tienes un premio en mi blog, Art De Zurama, http://artdezurama.blogspot.com
Enhorabuena!! :)
Odele,
A fotografia está espectacular, e as tuas palavras não poderiam estar mais certas. Por vezes é bom termos monologos connosco, e quem não consegue isso é porque não se suporta a si mesmo, e se não se suporta a si mesmo, será sempre dificil cativar os outros.
Beijinhos.
Postar um comentário