segunda-feira, março 17, 2008

Post Sonoro 1 - A IMPORTÂNCIA DE UM ABRAÇO.

Gosto de abraços. Gosto tanto de abraçar quanto de ser abraçada.

Trago na memória uma cena que de vez em quando me leva de volta ao passado. Eu já contei isto no blog de Flavia.

Alguns meses após o acidente ocorrido com minha filha eu estava com ela no hospital, quando de repente a porta se abriu e entrou Elena, uma vizinha que morava no mesmo prédio que eu e meus filhos, mas que havia se mudado de lá. Elena me viu grávida de Flavia, e acompanhou seu crescimento, até que quando Flavia estava com 5 ou 6 anos, Elena com o marido e suas filhas, foram morar em outro apto. no mesmo bairro.
Tínhamos eu e Elena, uma gostosa relação de amizade e nossos filhos passavam muito tempo brincando juntos. Elena se mudou, mas o afeto entre nós continuou, no entanto, ela só veio a saber do acidente ocorrido com Flavia três meses depois. E foi ao hospital nos visitar. Eu não a esperava e ao nos defrontarmos, nos olhamos por alguns segundos e num pranto convulsivo nos abraçamos. Nenhuma palavra foi dita. Nem precisava, porque tudo foi dito naquele longo abraço.

Neste post sonoro, é disto que falo, da linguagem do abraço, que também pode ser usada - e deve - nos momentos felizes de nossas existências: O nascimento de um filho ou neto, sua formatura, o casamento e tantas outras alegrias, das quais, felizmente, também é feita a vida.




Quero agradecer ao meu amigo António do blog Peciscas pela delicadeza e paciência com que me ajudou e orientou na execução deste meu primeiro post sonoro. Obrigada António.

23 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
É lindissimo este post que vem na sequência de todo um conjunto de posts que revelam a sensibilidade duma mulher amadurecida pelo sofrimento. O sofrimento faz dor e faz milagres. Tenho encontrado pessoas que, das feridas da vida, fizeram autênticos hinos de amor e heroísmo. Tu és uma delas.
Seja qual for o desfecho do processo de Flávia esta causa não morrerá e os seus ecos repercutir-se-ão em muitos lugares distantes onde há pessoas para quem a vida do seu semelhante é a sua própria vida. Porque nós somos um todo que é a humanidade.
Odele, já pensaste em reunir num livro alguns dos teus posts e o lançares no mercado?
Eu estarei sempre aqui, deste lado do oceano, para te abraçar. Também eu gosto de sentir o conforto duns braços que me façam sentir que não estou sozinha.
Às vezes o caminho é longo e escuro mas com braços, como os da tua vizinha, nós seremos indestrutíveis até na própria morte.
Odele, vamos conseguir.

Tudo por Flávia, SEMPRE.

P.S. Os versos do Bóris são um espectáculo.

peciscas disse...

Que bom, Odele, verificar que tudo deu certo e que, finalmente, está no ar o teu primeiro post sonoro.
Não tens nada que agradecer pelo facto de ter dado alguma ajuda.
Eu é que me sinto honrado por teres pegado na idéia que iniciei há uns meses lá no meu cantinho.
E este post , quer o texto, quer o som, ficou muito bom.
Com a qualidade a que já nos habituaste.
Beijos para vós.

M.MENDES disse...

Odele
Não consigo ouvir o post sonoro mas a mensagem é a mensagem e eu abraço-a a si, com toda a força, para que a coragem não lhe falte e para que nunca se sinta sozinha.
Reafirmo o que já disse: diga o que é preciso fazer e eu faço.

Elvira Carvalho disse...

Pedindo desculpa pela ausência, deixo um abraço para as duas.

Mário Margaride disse...

Olá!

Obrigado, pela visita e pelo comentário, ao meu cantinho.
Quanto a este belo e sentido texto.

Sublinho a importância extraordinária! Que em momentos difíceis, tem um abraço. E neste caso em particular, foi muito importante!

Um excelente semana

Beijinhos

david santos disse...

Olá!
Desculpa, mas não venho comentar. Venho avisar.
Ou estamos todos em guerra contra a pedofilia ou ela acaba com o sossego das nossas crianças.
É melhor que sejamos nós a acabar com os pedófilos. Não podemos perder mais tempo.

Isabel Filipe disse...

Querida Odele,

Obrigada pelo teu abraço ...

soube mesmo bem ... o teu abraço ... ouvir a tua voz ... ouvir o teu excelente texto ...

e ... parabéns pelo teu 1º post sonoro ... ficou excelente.

beijinhos doces

xistosa, josé torres disse...

Eu não houvi.
Pouco percebo disto e não é agora aos sessenta e tais que me vou imiscuir em assuntos complicados.
O meu filho, que está em Inglaterra, sempre me avisou, não deixes caducar o anti vírus e não instales "pluguins".
Nem sei o que é o som lateral.
Acabei de sair duma "alhada", (embrulhada, dificuldade) ...
Ao tentar aceder á Net, o Mozilla Firefox, dizia-me que estava em execução, mas não podia responder. para fechar tudo e etntar de novo.
Andei na Net em foruns, mas não percebia a linguagem para resolver o mal.
O Firefox, tinha assumido outra repartição, para um pseudo utilizador e não me deixava abrir a Net.
Já passou e recuperei até os favoritos.
Em blogues amigos, sei que não tenho problemas.
Vou tentar.

xistosa, josé torres disse...

Eu não houvi.
Pouco percebo disto e não é agora aos sessenta e tais que me vou imiscuir em assuntos complicados.
O meu filho, que está em Inglaterra, sempre me avisou, não deixes caducar o anti vírus e não instales "pluguins".
Nem sei o que é o som lateral.
Acabei de sair duma "alhada", (embrulhada, dificuldade) ...
Ao tentar aceder á Net, o Mozilla Firefox, dizia-me que estava em execução, mas não podia responder. para fechar tudo e etntar de novo.
Andei na Net em foruns, mas não percebia a linguagem para resolver o mal.
O Firefox, tinha assumido outra repartição, para um pseudo utilizador e não me deixava abrir a Net.
Já passou e recuperei até os favoritos.
Em blogues amigos, sei que não tenho problemas.
Vou tentar.

xistosa, josé torres disse...

Não consegui houvir.
A indicação é de que
"não foram encontrados os plugins para ouvir"

Unknown disse...

E com um super abraço, desejo ótima páscoa à nossas duas guerreiras... Beijão

José Faria disse...

Um grande abraço de amizade e uma Santa Páscoa.
Lindo!

Jorge P. Guedes disse...

Sem tempo para mais deixo os desejos de uma Boa Páscoa e aqueles abraços amigos!

Jorge G.

Meg disse...

Odele, Mãe Coragem

Quero desejar-lhe uma Páscoa tão feliz quanto possível, e deixar-lhe um grande abraço cheio de beijos para a Flávia...

Dai disse...

Odele, me senti abraçada com esse texto lindo que você leu no post de voz.
Sabe, toda vez que entro aqui ou no blog da Flávia eu me sinto "melhor", parece que meu dia melhora e que minha cabeça entra no eixo. Eu paro pra pensar na vida e se estou dando o devido valor a ela, aí mudo, pra melhor.
Bom feriado à você e toda família.


E ah, acabei de me lembrar do vídeo que tenho no orkut, retirado do youtube:

http://br.youtube.com/watch?v=vL7Jo_1Z3Y8

Dai disse...

Ahhhh você me contagiou, olha lá no meu blog.

Branca disse...

Olá Odele,
O meu abraço para si também.
Já hoje durante o dia tinha lido o seu post e ouvido a sua voz, mas como tive que sair logo, já me ia esquecendo de vir agora aqui comentar. Voltei a reler tudo e a ficar muito feliz que depois da sua imagem possamos conhecer a sua voz meiga, deste lado do Atlântico.
Estaremos sempre cá em todas as suas lutas e vamos ter muita fé e lhe dar muitos abraços para que tudo corra como deseja.
Abraços e beijinhos

Miki disse...

Páscoa feliz, e se puderes passa pelo meu cantinho,porque tenho lá uma petição a favor do Tibete.
Obrigada e beijo

ninguém disse...

Odele, que alegria ouvir sua voz.
E muito bonita sua leitura. Um beijo. E, claro, um abraaaaaaaaço bem apertado.

Luci Lacey disse...

Odele

Muito bom.

Vc me fez lembrar do Leo Buscaglia, que sempre apregoou a importancia do abraco.

Sua voz e muito boa para textos.

Odele, menina, confundi o nome deste blog com o da Mari, e nao tinha te linkado la em casa, mas o fiz agora.

Feliz Pascoa para vc e Flavia.

Beijinhos e parabens pelo post.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Vim deixar-lhe um lindo poema dum grande poeta português, Eugénio de Andrade

ADEUS

Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras
e não encontro nada.
Antigamente tinhamos tanto para dar um ao outro!
Era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.

Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes!
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.
Mas isso era no tempo dos segredos,
no tempo em que o teu corpo era um aquário,
no tempo em que os meus olhos
eram peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco, mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor...
Já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus

Nuno de Sousa disse...

Um dia vou te dar um grande e forte abraço... admiro mto o que fazes, a arte como escreves... e o que nos transmites nos teus blog's, és uma pessoas sensível e amiga, por isso... ouvindo a tua voz, sabes também transmitir paz qdo falas, adorei este teu post... Parabéns amiga.
Bjocas enormes.
Nuno

SUELY disse...

um grande e apertado abraço a você, Odele.