Marlene Bergamo/Folhapress - Foto publicada na Folha de São Paulo de hoje.
Por esta época tem chovido torrencialmente por vários estados brasileiros, mas nada se compara à tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro, onde as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo foram devastadas deixando mais de 500 mortos e milhares de desabrigados.
É revoltante quando sabemos que este tipo de catástrofe poderia ser evitado não fosse o descaso político, este o maior culpado por tragédias desta dimensão. Sabemos que existe a teimosia das pessoas em ocupar o solo de forma irregular, mas cabe às autoridades impedir esse uso. Mas nem fazem a prevencão das tragédias causadas por enchentes, nem impedem o uso irregular do solo. E a inércia das autoridades, tem como resultado esta situação absulutamente desesperadora de tantas pessoas que perderam seus entes queridos e tudo o que conseguiram construir ao longo da vida.
Não sei como esses políticos ainda têm o despudor de colocar a culpa na chuva. Esta, é a menos culpada.

3 comentários:
Tenho acompanhado e as imagens falam por si. Realmente a construção nomeadamente de "luxo", etc.etc. tem sido "um uso e abuso e autorização com abrigo por parte dos poliíticos que ganham muito com isso".
Depois? é uma tragédia e a natureza em fúria não poupa nem rico...nem pobre e repõe tudo no seu lugar.
Essa "cambada de políticos" depois culpa a chuva como dizes e eu subscrevo.
Ao povo brasileiro a minha solidariedade!
Beijos sinceros
Tenho acompanhado, de longe essa tragédia que está a atingir proporções dramáticas.
E estou totalmente de acordo contigo quando referes que há responsáveis pela multiplicação destas situações.
Com efeito, as chuvas fortes sempre existiram. Mas estas cheias anormais, estes deslizamentos de terras estas derrocadas, tem muito a ver com a ocupação desmesurada de leitos de cheia, que são vias de escoamento natural de águas. E quem deveria impedir que tal acontecesse, fecha os olhos. Por vezes por inércia ou incompetência outras por corrupção, por especulação imobiliária. Mas nestas alturas críticas de desastre, esses responsáveis aparecem a dar palmadinhas nas costas das vítimas e a chorarem lágrimas de crocodilo. Depois, desasparecem novamente e tudo continua na mesma, à espera de outra catástrofe.
Assim aconteceu também aqui, há cerca de um ano, com as cheias de um pequeno rio na região onde moro. Mas, neste caso, para além de prejuízos materiais, não houve perda de vidas humanas. O que, infelizmente não foi o caso do Rio De Janeiro.
Só posso lamentar essa perda de vidas e esperar que os decisores políticos aprendam a lição. Porque, quando a natureza se revolta, há que saber ouvir a sua voz.
Odele, os políticos estão devidamente resguardados destas intempéries. Se fosse com eles já teriam resolvido.
Bjim
Postar um comentário