quinta-feira, julho 15, 2010

Colorindo o cinzento de um dia chuvoso e frio.


Hoje o dia está chuvoso, frio e cinzento aqui em São Paulo. Por isso, além de um chocolate quente,  é bom olharmos  a paisagem  por entre flores coloridas com por exemplo,  as de minhas Primaveras.

Fiquei sabendo que em Portugal esta flor tem outro nome. Lá, é  Buganvilia. Se eu estiver equivocada, que me corrijam meus amigos portugueses.

6 comentários:

Jalul disse...

Querida, dá gosto de ver as flores do jardim da tua casa.

peciscas disse...

De facto, essas belas flores que são, afinal, o reflexo da pessoa bonita que és, darão sempre côr aos dias, por mais cinzentos que sejam.
Por aqui, ao invés de S. Paulo, os dias estão quentes e luminosos.
E, tanto quanto eu sei, essas flores aqui são chamadas buganvílias mesmo. Já tive uma grande no meu jardim, mas, porque estava num canto mais sombrio, acabou por não vingar. Agora, tenho uma, plantada há pouco tempo, num outro recanto, que está a ganhar forma. Mas ainda não tem flor.Ou seja, ainda lhe falta muito para poder ombrear com as tuas belas Primaveras.

Fatyly disse...

São buganvilias e em Angola crescem como mato:) e a casa dos meus pais eram toda cercada por elas, com uns picos bem fortes mas flores de beleza rara. Lá também havia brancas.

Com esta tua varanda conseguiste dar cor a dias cinzentos e ao invés da zona do Peciscas aqui em Sintra de manhã está super nevoeiro e depois abre o sol e muito calor. O verão de 3 meses passa tão rápido ao invés daí:)

Adorei esta tua ternura e beleza.

Beijos meu doce

Ana Ferreira disse...

Ola. Quero parabenizar os autores do magnifico blog. Li suas palavras sobre as suas queridas flores. Sou portuguesa e quero dizer-lhe que chamamos Buganvilia às suas Primaveras.
Diz-se que foram descobertas no Brasil em 1790, pelo francês Louis de Bougainville. Daí o nome.

São plantas trepadeiras que se adaptam muito bem a climas quentes e áridos e sensíveis a temperaturas menores que -5º C. As lindas Buganvílias são cultivadas pelas suas brácteas coloridas (rosa, encarnado, creme, alaranjado e até arroxeada). Normalmente, as pessoas chamam flores às brácteas, mas na realidade as brácteas são folhas modificadas que servem para proteger as inflorescências e para atrair os insectos para a polinização, estas brácteas são totalmente estéreis.
Decoram e adornam maravilhosamente bem qualquer tipo de jardim!
Abraços e muita força, que o Senhor vos acompanhe sempre!
Ana

C Valente disse...

Lindas fotos
Saudações amigas

Rosamaria disse...

Odele querida, aqui no sul também chamamos de bougaivile. Eu tenho uma que agora está com poucas flores pq o sol está escasso pra elas, mas na primavera e verão ela fica lindíssima, já mostrei diversas vezes no blog.

Vi agora lá na Luma que estás com bursite no quadril. Eu também estou, o médico disse que é por caminhar mal por causa da cirurgia que eu fiz no pé há 10 meses e até hoje só posso caminhar de tênis. Que dorzinha braba! Fico solidária a ti.
Bjim pra ti e pra Flavinha.