domingo, dezembro 09, 2007

TRAGÉDIAS HUMANAS - CADÊ A MÍDIA?!

Sintonizada com a ação de vários blogs na Blogagem Coletiva deste 10 de Dezembro sobre os Direitos Humanos, gostaria de abordar este tema fazendo uma cobrança: Maior atenção da mídia para com as tragédias humanas, que não podem ser relegadas como são, ao esquecimento. A mídia deveria assumir a importância que tem na divulgação de crises humanitárias e tragédias humanas. Uganda, Somália, Darfur...A mídia deveria fazer-se presente onde quer que fosse preciso chamar a atenção do mundo, para situações que vergonhosamente vão contra os Direitos Humanos.

É comum ver o interesse dos meios de comunicação por qualquer coisa na qual uma celebridade esteja envolvida, não sendo assim, o fato em si, por mais importante e digno de visibilidade que seja, não consegue suscitar o interesse dos profissionais de comunicação para DIVULGAR, e jogar luz sobre o assunto. A mídia deixa de cumprir assim, sua importante função pública e social.

Os Blogs têm demonstrado um impressionante poder de comunicação, principalmente quando se unem para fazer uma Blogagem Coletiva sobre determinado assunto ou tema, preenchendo desta forma, mesmo que parcialmente, essa lacuna deixada por jornais, radios, TVs, revistas.....

MÍDIA, É SUA FUNÇÃO, MAIS ATENÇÃO PARA TODO E QUALQUER ASSUNTO QUE ENVOLVA Direitos Humanos.
==============================
AOS MEUS VISITANTES:
Por favor, não esqueça da Blogagem Coletiva para minha filha Flavia, dia 17.12, próxima segunda-feira. Copie o selo de participação no post RALOS DE PISCINAS, EXIJA FISCALIZAÇÃO! do blog FLAVIA,VIVENDO EM COMA e deixe um comentário aqui, ou no blog dela, confirmando sua adesão, nome e endereço de seu blog.
Muito obrigada.
==============================

9 comentários:

Menina do Rio disse...

Odele, as tragédias humanas sempre existiram, mas infelizmente a mídia trabalha com espetáculos que geram Ibpoe. Quanto aos Direitos Humanos, pelo menos aqui no Brasil são méritos de bandidos...O cidadão comum não tem isso!

Um beijinho pra ti e boa semana

Anônimo disse...

DIREITOS DOS AUTISTAS

Esta cimeira UE/África foi muito importante para o mundo. Também tem que merecer uma reflexão para os cidadãos diferentes e famílias deste país. Os Direitos Humanos foram constantemente referidos por governantes, sobejamente repetido por José Sócrates, Primeiro-Ministro de Portugal.
É hora de se lembrarem e concretizarem, o mais possível, os direitos das pessoas com Autismo, devidamente consignados como Carta para as Pessoas com Autismo, adoptada sob forma de Declaração escrita, em 9 de Maio de 1996, pelo Parlamento Europeu.
Não sou muito a favor de abaixo-assinados, pouco resolvem, estão banalizados... Mas espero que os responsáveis governativos tomem um rumo nesta matéria, urgentemente, caso contrário, nós pais, os que não estamos encostados a nada, para lá da consciência de cidadãos e de pais de autistas, teremos que lutar por eles, de outra forma, demonstrando o teatro que se faz e vive em Portugal, nesta matéria, por aí...e por aqui!

Bjs Odele

C Valente disse...

Olá Odete, tem toda a razão, infelizmente os jornais, mesmo toda a cominicação social, vive de interesses, que nem sempre são os mais correctos, o que lhes interessa não é o que é justo, mas aquilo que vende
Saudações amigas com um beijo

Elvira Carvalho disse...

Odele das pessoas a quem pedi, adesão à blogagem colectiva quase todas ostentam já o selo. Inclusive alguns amigos espanhóis.
Um abraço

Lusófona disse...

Eu não sabia... ainda bem que vm a tempo ;)

Vou blogar sim!

Beijos

Curiosa Qb disse...

Petição em Prol das Crianças Vítimas de Crimes Sexuais

Até ao momento (13/12/2007):
2138 assinaturas online
2600 assinaturas forma convencional (manual)
4738 total

A sociedade civil mexe. A corrente cresce.

A todos os que têm colaborado nesta causa, muito obrigada.

Curiosa Qb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Graficos e Artesanatos disse...

muito obrigada pela visita e os elogios, vc é uma mãe guerreira, conte comigo em sua campanha! um grande abraço e muita força e fé em Deus!

http://graceolsson.com/blog disse...

Sabe Odele, eu jpa recebi críticas severas por que um dia, passeando pela Namíbia, eis que me deparo com jovens(meninas)andavam em bandos. Pedi para parar e conversei um pouco com elas. Eram refugiadas de vários ´países africanos.Ali começava uma revolução em minha vida. UMa revolução que tem feito de mim uma pessoa melhor.Eu já fui a Darfur em novembro de 2006,e a mais 6 campos de refugiados na África, onde parei e fui várias vezes ao de MOcambique, no norte, e depois da pesquisa me apeguei às crianças de lá.A tal ponto de tentar fazer algo por elas. Mas volta e meia quando falo na África, sempre surge um blogueiro questionando a questao da criança brasileira que precisa de ajuda.Criança é criança em todo lugar mas, no entanto, nunca vi tamanho sofrimento do que os vividos pelas crianças da áAfrica.Só de pensar fico de coração partido.
Desejo melhroas a sua filha que é uma criacça e forças a vc para qeu continue lutando.
Dias felizes
Grace OLsson
www.eueorenascerdascinzas.blogspot.com