sexta-feira, maio 04, 2007

EU, FERNANDO E CLARICE.

Hoje em São Paulo tivemos um dia com temperatura das mais agradáveis. Masé ficou cuidando de Flavia e pude sair de casa sossegada. Já havia até assumido um compromisso para a parte da tarde, quando meu filho Fernando me convidou para ver com ele a exposição de Clarice Lispector, no Museu da Língua Portuguesa. Além de gostar muito desta escritora, penso que na medida do possível, não se deve recusar o convite de um filho para sair, tratei então de desmarcar o compromisso marcado e saí com Fernando. Fomos ver Clarice.

O Museu da Língua Portuguesa, inaugurado há pouco mais de um ano, está instalado no prédio da Estação da Luz, no centro de São Paulo. O prédio, de arquitetura deslumbrante, é um cartão postal da cidade. Lindo. Majestoso. Imponente.

A cenografia da exposição de Clarice vê-se logo, foi feita por profissionais dos mais competentes. Rostos da escritora são mostrados em telas de filó, através das quais se podem ler frases de seus livros. E me encantei com um paredão com cerca de 2000 gavetas. Somente 65 delas têm chaves e podem ser abertas pelo público. Ao abrirmos as gavetas podemos ver através de um vidro iluminado, fotos, cartas recebidas e enviadas para amigos e documentos originais da escritora. Há também um telão mostrando Clarice numa entrevista que ela deu à TV Cultura, no ano de sua morte. Adorei ter passado esta tarde com Fernando e Clarice.

Clarice Lispector, nasceu em Tchetchelnik, pequena cidade da Ucrânia em 1920 e chegou ao Brasil aos dois meses de idade, naturalizando-se brasileira posteriormente. Criou-se em Maceió e Recife, transferindo-se aos doze anos para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito, trabalhou como jornalista e iniciou sua carreira literária. Viveu muitos anos no exterior, em função do casamento com um diplomata brasileiro, teve dois filhos e faleceu em Dezembro de 1977 no Rio de Janeiro. (*)

(*) Fonte: Contra capa do livro de Clarice Lispector A HORA DA ESTRELA,
Editora Rocco.

2 comentários:

Isabel Filipe disse...

Oi Odele,

Que maravilha esta tua descrição dessa exposição ... que pena eu estar tão longe ...
também eu gosto muito dessa escritora ... me delicio lendo textos dela que vou encontrando na net ....

beijinhos e bom fim de semana

Planetario Notícias disse...

Uma magia ler textos de Clarice Lispector, sao todos muito profundos, intensos.
Adorei seu post.
Big Kiss