quinta-feira, julho 19, 2007

ACIDENTE EM CONGONHAS - DOR E REVOLTA.

Ontem São Paulo acordou de luto, o Brasil inteiro está de luto pelas mortes causadas no maior acidente aéreo de nosso país, quando no início da noite de 3ª.feira dia 17, às 18:50, ao tentar aterrissar no aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, o avião da TAM vindo de Porto Alegre, se choca contra o prédio da própria companhia, onde, àquela hora, trabalhavam cerca de 100 pessoas. O avião explode em seguida, matando todos que nele estavam e mais algumas pessoas do prédio atingido, que ficou em ruinas.

Até ontem a informação do jornal Folha de São Paulo era de 176 mortes. Hoje o mesmo jornal informa que as vítimas somam 192. As causas do acidente ainda não estão esclarecidas, mas fala-se em falha humana, falha mecânica, e em más condições da pista.

Agora à noite no Jornal Nacional, assisti à dor e à revolta demonstradas pelos parentes das vítimas, que ainda perplexos, começam a enterrar seus mortos. A maioria pede o fechamento imediato do aeroporto, mas as autoridades do setor aéreo descartam essa possibilidade, dizendo que nada há de errado com o aeroporto. Prometem, dar assistência às famílias das vítimas e dizem que isso será feito o mais breve possível. Disso eu duvido.

No Brasil, passamos por esta vergonha, por esse constrangimento, por esse desrespeito Quando se trata de pagamento de indenizações por perdas e danos, e estou me referindo a acidentes gravíssimos, nada é feito “o mais breve possível”, muito pelo contrário, a lentidão é a regra, nunca a exceção. As pessoas, aquelas cientes de sua cidadania, até movem processos contra quem lhes causou danos, mas a decisão da justiça é por demais lenta, costuma arrastar-se por anos, numa afronta aos direitos do cidadão.

Há mais de seis meses, houve um acidente também em São Paulo, numa obra do Metrô. Sete pessoas morreram nesse acidente e uma cratera de abriu destruindo casas e deixando rachaduras em outras. Os moradores dessas casas condenadas foram transferidos “provisoriamente” para hotéis. Cerca de 40 dessas pessoas continuam a morar em hotéis, porque ainda não saiu o laudo do Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT) condenando ou liberando seus imóveis, de modo que elas possam ou ser ressarcidas por seus prejuízos ou retornar às suas casas.

Quando vejo a notícia de mais um acidente de proporções tão graves como este acontecido antes de ontem no aeroporto de Congonhas em São Paulo, me compadeço das famílias que terão, além de conviver com a dor da perda de seus entes queridos, terão que conviver também com a morosidade de decisões e providências que deveriam ser urgentes, mas que não são. Agora, o país está chocado e a mídia noticia de forma quase que ininterrupta sobre o acidente. Passados alguns dias, tudo tende a cair no esquecimento. Tem sido assim, e só mudará quando nossos governantes assumirem o papel que por obrigação lhes cabe: Proteger o cidadão. Antes, durante e depois de qualquer tragédia.

11 comentários:

Isabel Filipe disse...

foi chocante esse acidente ...

segundo a opinião de técnicos aqui de Portugal, que deram nas TVs o aeroporto não reune as condlões técnicas necessárias ....

e continuam a querer mantê-lo aberto???? é inacreditável...


beijinhos e bom fim de semana

Menina do Rio disse...

POis é amiga, esta semana nem me deu ânimo de escrever, injuriada com os riscos que corremos. Afinal vivemos por um fio, como se não valesse o acto de viver e ser feliz, deixar viver...
Meu beijo carinhoso e bom domingo

Odele Souza disse...

Isabel,
Pois é. Veja as consequências da negligência. Este acidente poderia ter sido evitado não fosse a inércia de quem deveria zelar pela segurança do aeroporto. Triste e revoltante.
Quanto a fechar o aeroporto, certamente os interesses financeiros falarão mais alto.
Quanto desrespeito pela vida humana.

Odele Souza disse...

Menina do Rio,
Todos nós brasileiros estamos de luto pelas mortes ocorridas em Congonhas nesta terça-feira, dia 17. É uma tragédia sem precedentes na história da aviação brasileira, como sem precedentes é estado de abandono em que hoje se encontram tantos brasileiros que não têm sua segurança garantida pelos órgãos competentes que por isso mesmo se tornaram incompetentes. Lamentável.

Um Poema disse...

Infelizmente quando acontecem estes acidentes, as proporções são sempre trágicas.
Creio que o luto que atinge todos os brasileiros ensombra também os que, ainda que distantes, não são indiferentes a tal tragédia.
Que, pelo menos desta vez, as autoridades tenham a decência de ser mais céleres.

Um abraço

Unknown disse...

Lamento muito o que se passou no teu País , infelizmente a dor vestiu o pais e o mundo.
um abraço e obrigada pela visita ao meu blog

brisa de palavras

Odele Souza disse...

um poema,
É, talvez sejam mais céleres sim, pela proporção da tragédia, pela visibilidade que teve mo mundo todo, mas só por isso. Quanto à decência, as autoridades brasileiras ainda têm muito que aprender à respeito. Obrigada pela visita. Um abraço.

Odele Souza disse...

brisa de palavras,
Obrigada por suas palavras. Além da dor que se espalhou pelo Brasil e o mundo, tenho pensado sem parar nos familiares das vítimas. A dor da perda vai lhes deixar um vazio impossível de ser preenchido.
Um beijo.

Planetario Notícias disse...

Querida Odele sinto cheiro de politica por traz de toda essa tragédia, espero que esteja enganada, mas acho que eles querem de alguma forma entregar o comando da aviaçao aos civis e tirar da mao dos militares, exemplo foi o que aconteceu em Manaus, um apagao total, tem muita sujeira por traz disso tudo ou minha mente é muito fértil a ponto de imaginar fantasmas onde nao ha? Queira Deus que esteja enganada, mas se assim for, é muita maldade jogar com a vida de seres humanos!
Big kiss

Odele Souza disse...

águas da vida,
Envolvimento da política? No mínimo de sua incompetência. Como não se revoltar contra os que estão no poder e nada fazem para evitar tragédias e outras mazelas que poderiam evitar não fossem tão omissos?!
Um beijo.

Anônimo disse...

Tive na altura oportunidade no meu blogue de deixar as condolências aos familiares das vítimas e a todos os brasileiros.

Na verdade Lula despediu um ministro... será que adianta?

Saudações amigas

Mário Relvas